sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Essa excursão foi realizada pela turma em 17 de Setembro de 2008.

O Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga 37 mil hectares de uma região de grande importância ecológica. Ele pertence a uma das mais importantes áreas remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, com uma fauna e uma flora preservada. É uma região montanhosa que oferece lindas paisagens, uma densa cobertura vegetal, rios de águas cristalinas e muitas cachoeiras.Tudo o que o relevo oferece ao visitante pode ser considerado espetacular, mas há algo a mais! Abaixo da mata, atravessando morros, de onde somem ou surgem rios, existem as cavernas. São dezenas delas dentro dos limites do parque, sendo que não existem duas iguais. Todas formadas na rocha calcária, que em diferentes partes do mundo, dão origens as maiores, mais belas e variadas cavernas.Além da grande importância ecológica da região, destaca-se também a importância histórica do lugar. A ocupação humana na região é pré-histórica, e o lugar teve grande importância no início da colonização portuguesa, por ser o caminho de acesso ao planalto e pela exploração de ouro em pó, extraído de rios, no primeiro e mais importante ciclo econômico da região.


Saímos de Sampa sexta-feria às 23h e chegamos por volta das 3h30 da amanhã na Pousada Rancho da Serra (www.ranchodaserra.com.br) que pertence a Lúcia frequentadora da FTM. Tinhamos que acordar as 7 e sair 7h30 para o primeiro passeio, mas como não conseguimos e também por que estava chovendo muito, ao invés de ir para a Caverna de Santana  fomos para a Caverna do Alambari de Baixo que estava no roteiro de domingo.
Ainda bem, porque na minha opinião foi a melhor!

Essa é a caverna que alia a beleza das formações com a aventura de atravessá-la com  a água que varia do joelho até o peito. Para chegar, há uma trilha que parte do Bairro Serra e dura aproximadamente 50 minutos até a entrada da caverna. A travessia até o outro lado do morro leva em torno de uma hora, em um percurso de 354 metros no seu interior, em um misto de trechos secos e trechos com água. 


 VAI SILENE!!!
 O JURA MOSTRANDO A PELE DE UMA COBRA

  ESSA ÁRVORE  TEM HISTÓRIA
A DANI ESTAVA COM UMA VONTADE LOUCA DE ABRAÇAR UMA ÁRVORE E NÓS ESCOLHEMOS ESSA GRANDE BONITA, E AÍ O JURA COMEÇOU A CONTAR QUE DIZ A LENDA QUE TODOS OS VISITANTES AO PASSAR POR ALI TÊM QUE ABRAÇAR A ÁRVORE, MAS COMO FAZ TEMPO EU NÃO ME LEMBRO DA HITRÓRIA TODA...KKKK
EITA COINCIDÊNCIA!!!
 


CHEGAMOS NA CAVERNA, DEPOIS DE UNS TOMBOS ESTÃO TODOS VIVOS!


 OLHA O CURIOSO...

NOSSOS GUIAS


 ENTRAMOS NA CAVERNA E A ÁGUA JÁ NO COMEÇO



E COMEÇOU A SUBIR, GELADINHA...GOSTOSA...E A DANI A SE APAVORAR, ELA TINHA MEDO DE ÁGUA...JÁ DEU PRA IMAGINAR O QUE VEM PELA FRENTE?
 


ESSA CORDA ERA NOSSA SEGURANÇA...

















APÓS ESSA MEGA AVENTURA AINDA ENCARAMOS UMA CACHOEIRA MARAVILHOSA COM DIREITO A MASSAGEM!


CACHOEIRA  SEM FIM
Através de uma trilha, percorre-se o trecho que leva às três quedas que a compõem. A maior das quedas tem 6 metros de altura e é ótima para a prática de rappel. Todas as quedas são lindas e formam piscinas que são um convite a um banho refrescante. Tem esse nome porque os moradores nunca conseguiram encontrar sua nascente.


 


E MAIS UMA!!!




ASSIM TERMINOU O NOSSO PRIMEIRO DIA! MAS A NOITE AINDA TIVEMOS UMA PALESTRA REALIZADA PELO PIER SOBRE UFOS

SEGUNDO DIA: CAVERNA DE SANTANA
  É a segunda maior caverna do Estado de São Paulo, com 7.000 metros de extensão. A visitação turística é feita em um trecho de 800 metros, facilitado por escadas e pinguelas. A duração da visitação é de aproximadamente uma hora e meia, na qual percorre-se a galeria do Rio Roncador que dá acesso a galerias superiores, ricas em espeleotemas (formações de cavernas).

 












TODOS TIRARAM FOTOS DAÍ

DENTRO DA CAVERNA VÁRIAS FORMAÇÕES NOS LEMBRAVAM ANIMAIS, DE LONGE ESSA PARECIA UM CAVALO DE PERTO...


NOS SENTAMOS NO CHÃO, APAGAMOS TODAS A LUZES E FICAMOS EM SILÊNCIO ABSOLUTO, EXCETO PELOS ESTÔMAGOS FALANDO....KKKK















 NÃO OBRA PRA BAIXOOOOOOOOOOOOOOO



ESSE FOI O FIM DA CAVERNA, REALMENTE UM LUZ NO FIM DO "TÚNEL"



 ASSIM TERMINOU NESSAS AVENTURAS NAS CAVERNAS E FOMOS FECHAR COM CHAVE DE OURO NO MIRANTE








ASSIM TERMINOU O NOSSO FIM DE SEMANA NESSA LUGAR LINDO.
E PARA FECHAR COIM CHAVE DE OURO, DESSE PASSEIO SURGIU DOIS CASAIS:




ÓTIMO SALDO NÃO?